
No passado dia 9 de janeiro, decorreu o encontro para impulsionar o Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico - no seu segmento ibérico - e sua Conexão entre Madrid, Porto, Aveiro e Salamanca, que juntou várias entidades nacionais e espanholas, entre as quais a APDL, na pessoa do Administrador, Joaquim Gonçalves.
No evento, que aconteceu em Salamanca, Espanha, foi abordada a premente necessidade de melhorar as conexões ferroviárias entre Portugal e Espanha, com especial foco para o Corredor Atlântico e a ligação a Madrid, permitindo a conexão entre Porto e Madrid através do eixo Aveiro-Salamanca, bem como a ligação dos portos portugueses ao restante da Europa.
A APDL congratula-se com o desenvolvimento deste projeto que culminou com a assinatura da declaração conjunta para impulsionar esta artéria vital do Corredor Atlântico e sua conexão com Madrid.
O projeto visa facilitar simultaneamente um transporte eficiente de passageiros em comboios de alta velocidade e um fluxo ágil e moderno de mercadorias, sem descartar a incorporação de outras vias de comunicação entre ambos os países.
Para as regiões transfronteiriças é importante criar uma rede ferroviária inovadora que promova a conectividade e o progresso, antecipando um significativo crescimento econômico e social.