O empréstimo melhorará a acessibilidade marítima à infraestrutura portuária existente, permitindo que navios de maior dimensão escalem o porto, reduzindo os tempos de espera e, consequentemente, aliviando as restrições operacionais e de segurança.
Esta operação apoia a coesão económica, social e territorial, uma vez que os investimentos terão lugar numa região de convergência em Portugal.
O Banco Europeu de Investimento tem uma relação de longa data com a APDL que remonta à década de 70 do século passado.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros com a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo, S.A. (APDL) para financiar o desenvolvimento da acessibilidade marítima ao porto de Leixões, através do aprofundamento da canal de acesso e ampliação do quebra-mar existente.
Este projeto contribuirá para o transporte eficiente de pessoas e mercadorias, garantirá o acesso a empregos e serviços e permitirá o comércio e o crescimento económico, de acordo com a Rede Transeuropeia de Transportes da UE (RTE-T). O custo total do projeto rondará os 190 milhões de euros, sendo o empréstimo do BEI garantido pela República de Portugal.
A cerimónia de assinatura teve lugar hoje, dia 11 de setembro, no Porto de Leixões, na presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, com a participação do Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix e do Presidente da APDL, João Pedro Neves, que sublinharam a importância deste investimento para financiar a modernização e expansão do mais importante porto do Noroeste da Península Ibérica, em termos de carga e contentores.
O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, destacou que “as intervenções que serão realizadas vão salvaguardar a continuidade do crescimento do porto de Leixões e reforçar a sua importância para a economia da região Norte do país” e notou que “uma vez mais, fica claramente demonstrado o compromisso do BEI com o desenvolvimento das infraestruturas portuárias em Portugal”. “Esta relação de cooperação será reforçada nos próximos anos, considerando a necessidade de realizar investimentos avultados nos portos para cumprir a nova visão estratégica que definimos para o setor. Neste âmbito, são de realçar os investimentos que visam dotar as infraestruturas portuárias de capacidade para o desenvolvimento dos projetos do eólico offshore e também os investimentos que pretendem responder ao desafio da transição energética e digital”, afirmou João Galamba.
João Pedro Neves, Presidente da APDL, ressalvou que “este é o investimento mais estruturante para o Porto de Leixões, realizado nos últimos anos, mas, mais ainda, um dos mais importantes para a região Norte e para Portugal. O potencial de crescimento que este investimento nas acessibilidades vem promover é particularmente crítico para o segmento dos contentores, beneficiando, também, os outros segmentos de mercado, como os granéis sólidos, sobretudo os agroalimentares, de forma a garantir uma resposta eficiente às necessidades das empresas do hinterland do Porto de Leixões”
“Com este investimento, estamos não só a aprofundar os canais de acesso para navios de maior dimensão, mas também a ancorar as raízes da coesão económica e social na região”, afirmou Ricardo Mourinho Félix, lembrando que o empréstimo ao Porto de Leixões simboliza não só o apoio ao progresso marítimo de Portugal, mas também à visão comum de uma Europa interconectada.
O BEI continua empenhado no crescimento e na resiliência das infra-estruturas de transportes da Europa. Esta política incentiva o transporte sustentável e mais eficiente de pessoas e bens, garante o acesso a empregos e serviços e permite o comércio e o crescimento económico. Reforça também a coesão económica, social e territorial da UE, criando sistemas de transporte transfronteiriços contínuos, sem falhas de ligações e estrangulamentos.
Informações gerais
Sobre o BEI
O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia detida pelos seus Estados-Membros. Financia investimentos sólidos que contribuem para os objetivos políticos da UE.
O Grupo Banco Europeu de Investimento (Grupo BEI) - constituído pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI) - registou mais um ano de excelentes resultados em Portugal, com 1 700 milhões de EUR de financiamento total assinado em 2022.
Sobre a APDL
A APDL é responsável pela gestão dos Portos de Leixões, Viana do Castelo e da Via Navegável do Douro. É uma das mais importantes empresas do país, com influência direta em 6% do PIB e emprego nacionais e 11% do PIB e emprego da região norte.
Para garantir a competitividade do Porto de Leixões é crucial responder ao aumento da dimensão média dos navios que demandam o porto, que registaram um crescimento de 77% entre 2006 e 2018.
O objetivo do projeto do Prolongamento do Quebra-mar e Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Leixões é melhorar as condições de segurança e a navegabilidade no acesso ao Porto de Leixões e na zona de manobra dos navios, no anteporto.
A melhoria servirá o tráfego marítimo atual, permitindo uma acessibilidade e manobra mais segura e facilitada, o que melhorará a operacionalidade do porto no seu todo. Mas, adicionalmente, criará condições para acesso e receção de navios de carga de maior dimensão, nomeadamente os da classe de 300 metros de comprimento, 40 metros de boca e 13,7 metros de calado, rondando os 5.000 TEU de capacidade.
Cientes dos desafios que se colocam ao país e à comunidade envolvente, continuamos a assumir a importância estratégica das nossas infraestruturas para a economia local, regional e nacional, como promotora de uma visão sustentável e ambiciosa para o território.