No âmbito do protocolo de colaboração assumido entre a APDL e a PRIO SUPPLY, S.A, em outubro de 2022, foi iniciado, ao longo deste ano, um projeto de utilização de Eco Bunkers B2 (combustíveis ecológicos) para abastecimento ao rebocador “NEREU”.
Para a APDL, este projeto iniciado com o “NEREU”, representa um conceito inovador que permitirá reduzir as emissões poluentes nos equipamentos marítimos.
Foram abastecidos cerca de 100 m3 de Eco Bunkers B20, o que permitiu a imediata redução de cerca de 20% das emissão de gases efeito de estufa. Desta forma, o resultado foi uma redução de 67 toneladas de CO2, com apenas um rebocador abastecido ao longo do ano, sendo o objetivo, alargar este projeto às restantes embarcações da frota naval da APDL, da qual uma parte relevante já possui motores compatíveis com a utilização de Ecobunkers, concretizando mais um desígnio do Roteiro para a descarbonização e transição energética do Porto de Leixões.
A APDL continua assim a apostar em medidas concretas destinadas a fazer do Porto de Leixões um dos primeiros portos não poluentes, colocando-o ao nível dos principais portos do mundo e redobrando o seu empenho no crescimento de uma atividade sustentável.