Prolongamento do Quebra-Mar Exterior do Porto de Leixões,
Aprofundamento do Canal de Acesso e da Bacia de Rotação
Para garantir a competitividade do Porto de Leixões é crucial responder ao aumento da dimensão média dos navios que demandam o porto, que registaram um crescimento de 77% entre 2006 e 2018.
O objetivo do projeto do Prolongamento do Quebra-mar e Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Leixões é melhorar as condições de segurança e a navegabilidade no acesso ao Porto de Leixões e na zona de manobra dos navios, no anteporto.
A melhoria servirá o tráfego marítimo atual, permitindo uma acessibilidade e manobra mais segura e facilitada, o que melhorará a operacionalidade do porto no seu todo. Mas, adicionalmente, criará condições para acesso e receção de navios de carga de maior dimensão, nomeadamente os da classe de 300 metros de comprimento, 40 metros de boca e 13,7 metros de calado, rondando os 5.000 TEU de capacidade.
Assim, depois de elaborados todos os estudos, projetos de execução, estudos de impacte ambiental e obtidas as respetivas DIA (Declarações de Impacte Ambiental), a APDL lança o concurso da obra de Prolongamento do Quebra-mar Exterior e Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao porto de Leixões, no valor previsto global de 147 milhões de euros.
O presente investimento público será objeto de uma empreitada única, embora tenha sido submetido a candidaturas a fundos comunitários diferentes:
Prolongamento do Quebramar Exterior do porto de Leixões, em 300 metros com alteração da sua inclinação, no valor de investimento de 60 milhões de euros e uma comparticipação comunitária aprovada de 31 milhões de euros, no âmbito do COMPETE 2020;
Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao porto de Leixões, através do Aprofundamento do Canal de Entrada de -15 metros/-12 metros para -16,85 metros e da Bacia de Rotação do porto de Leixões de -12 metros para fundos a -15,5 metros, no valor de investimento 87 milhões de euros e uma comparticipação comunitária aprovada de 17,4 milhões de euros, no âmbito do CEF – Connecting Europe Facility – Transport Blending.
O Porto de Leixões é um porto da rede principal das Redes Transeuropeias de Transporte, incluído no Corredor Atlântico, que serve diretamente a sua área de influência (hinterland) constituindo-se um porto gateway estratégico para a economia nacional pelas soluções de transporte multimodais que oferece ao negócio.
Nesse sentido, este investimento, contemplado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 175/2017, publicada no Diário da República, 1.ª Série, n.º 227, de 24 de novembro, que aprovou a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente - Horizonte 2026, reveste-se da maior relevância face ao significativo crescimento da dimensão dos navios no porto de Leixões em todos os segmentos de mercado, à necessidade imperativa de garantir condições de segurança adequadas e promover o desenvolvimento portuário no contexto das novas orientações de mercado.
O presente investimento público viabiliza um investimento privado num Novo Terminal junto ao Molhe Sul do porto de Leixões, com fundos a -14,8 metros, uma linha de cais de 360 metros, uma área de terrapleno de apoio superior a 16 ha e uma capacidade de 435 mil TEUs.
No contexto deste investimento no Novo Terminal, a APDL irá também promover a melhoria das condições de operação do porto de pesca do Porto de Leixões, através da criação de um novo entreposto frigorífico, a criação de uma nova fábrica de gelo, a beneficiação das pontes-cais a manter e a criação de uma nova linha de cais para acostagem de embarcações de pesca, gerando um novo porto de abrigo.
É expectável que o projeto global (público e privado no novo Terminal) gere um valor atualizado líquido económico de 180,5 milhões de euros, poupanças nos custos de transporte das mercadorias ao longo da cadeia logística de 115 milhões de euros e externalidades ambientais positivas de 50 milhões de euros.
Este Novo Terminal, juntamente com o investimento na Reconversão do Terminal de Contentores Sul do porto de Leixões, em execução pelo concessionário TCL – Terminal de Contentores de Leixões / Yilport Leixões, permitirá aumentar a capacidade de oferta do porto de Leixões no segmento de tráfego da carga contentorizada para cerca de 1,2 milhões de TEUS por ano e responder à pressão da procura por navios de maior dimensão.
Estudo de Impacte Ambiental
Relatórios
Os sedimentos são sempre submetidos a análises prévias rigorosas, particularmente durante o Estudo de Impacte Ambiental. Para além disso a APDL faz recolhas periódicas de sedimentos nos locais de dragagem que são alvo de análise, em cumprimento da legislação vigente. As análises têm apresentado resultados constantes de classificação como dragados limpos (classe 1 ou 2), o que garante a boa qualidade dos sedimentos para alimentação das praias ou imersão em meio hídrico na orla costeira da área metropolitana do Porto.
A descrição detalhada da campanha de recolha e análise de sedimentos pode ser consultada nos seguintes relatórios:
Pode também consultar o relatório de análise da água recolhida a 10 de novembro durante as operações de descarga por rainbowing de sedimentos junto do Castelo do Queijo.