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Porto de Leixões
- 184 Países de exportação
- 2 Molhes
- 2.400 Navios
Latitude - 41º 11' N Longitude - 8º 42' W
O Porto de Leixões fica situado no Norte de Portugal, a Noroeste da Península Ibérica, a cerca de 2,5 Milhas a norte da foz do Rio Douro e nas proximidades da cidade do Porto, sendo enquadrado pelas povoações de Leça da Palmeira a Norte e Matosinhos a Sul.
Vindo do Norte, dar resguardo à pedra Da Orça a 130m por fora do Molhe Norte, paralelo 41º 10’ 37’’, passar pelo sul do farolim do quebra-mar.
De Noite, deve guiar-se pelas luzes do farolim do quebra-mar, luzes nos faróis do Molho Norte e Sul.
Vindo do Norte, dar resguardo à pedra Da Orça a 130m por fora do Molhe Norte, paralelo 41º 10’ 37’’.
História
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1879 11 fevereiro
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1883 24 de agosto
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1883 23 outubro
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1884 13 julho
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1884
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1892 31 dezembro
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1893
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1895 16 fevereiro
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1899
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1908
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1913 23 abril
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1932
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1932/1941
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1940 4 julho
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1955
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1957/1962
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1957/1962
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1959/1961
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1961 8 abril
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1962/1966
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1965/1968
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1969
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1974/1979
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1974/1984
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1986/1990
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1992
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2000
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2001
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2006 22 novembro
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2007 30 julho
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2008 Março
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2009-2010
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2010 18 setembro
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2015 Abril
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2015 29 agosto
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2020 15 dezembro
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2021 7 outubro
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2023 1 fevereiro
Porto de abrigo de Leixões
Autorização para abertura de concurso para a construção do Porto de abrigo de Leixões, através da proposta de Lei n.º 74-A
Porto de abrigo de Leixões
Aprovação do projeto final da autoria do Eng.º Afonso Joaquim Nogueira Soares para a construção do Porto de abrigo de Leixões pelo Sr. Ministro Hintze Ribeiro
Porto de abrigo de Leixões
Abertura para concurso internacional para a construção definitiva do Porto de abrigo de Leixões. Base de licitação da obra foi 4.500 contos de reis;
Porto de abrigo de Leixões
Início da construção dos molhes Norte e Sul do Porto de abrigo de Leixões
Guindastes Titan
«Dauderni & Duparchy» encomendou às famosas oficinas francesas «Fives», em Lille, dois gigantescos e poderosos guindastes movidos a vapor que pelo seu aspeto colossal, foram batizados por titãs - ”O grande braço mede de comprimento 68,75 metros dividindo-se para a frente 46 metros e para a retaguarda ou culatra em 22,75 metros. O contrapeso nesta última parte é formado por um maciço de alvenaria”
Porto de abrigo de Leixões
Dada como concluída a primeira fase da construção do Porto de abrigo de Leixões
Companhia do Caminho de Ferro do Porto
A Companhia do Caminho de Ferro do Porto obtém autorização para usar o caminho de ferro das pedreiras de S. Gens para transporte de passageiros e mercadorias; - “A Linha férrea de São Gens começava nas pedreiras com o mesmo nome, cruzava a Linha da Póvoa na Estação da Senhora da Hora em ângulo reto e seguia até à zona portuária de abrigo de Leixões, totalizando aproximadamente 6 Km de extensão. A parte relativa ao Ramal de Matosinhos iniciava na estação da Senhora da Hora e terminava no Porto de abrigo Leixões, com uma extensão aproximada de 5700 m”
Porto de abrigo de Leixões
Entrega definitiva da obra do Porto de abrigo de Leixões
Posto de Desinfeção
Aprovado projeto para instalação em Leixões de um Posto de Desinfeção. Os serviços são inaugurados em 1905
Adaptação de Porto de abrigo a Porto Comercial
É apresentado o plano do Eng.º Adolfo Loureiro e Santos Viegas, que constituiu a base para o desenvolvimento posterior das obras de adaptação de Leixões a um Porto Comercial
Transformação de Leixões em Porto Comercial
Transformação de Leixões em Porto Comercial e a criação de um organismo que passaria a gerir a construção e exploração desta estrutura portuária: a Junta Autónoma das Instalações Marítimas do Porto do Douro e Leixões
Início da construção da Doca nº 1
Construção de um extenso quebra-mar submerso
Inauguração da Doca n.º 1
Inauguração da Doca n.º 1 com a entrada do navio da marinha de guerra Bartolomeu Dias (com 550 metros de comprimento por 175 de largura, com dois cais acostáveis num total de mil metros)
Expansão Portuária
Aprovado o Plano Geral de Expansão Portuária elaborado pelo Eng.º Henrique Schreck. Figura ímpar da APDL, tendo sido diretor geral e presidente interino
Construção do viaduto Via Rápida
Construção da Doca n.º 2 Sul
Abertura da Ponte Móvel à População
Abertura ao trânsito pedonal em 1959 e abertura ao trânsito automóvel em 1961, com a inauguração oficial.
A construção da Ponte Móvel que se localiza entre as docas n.º 1 e n.º 2, ligando Matosinhos a Leça da Palmeira. Baseada num ante - projeto dos Engenheiros Correia de Araújo e Campos Matos, foi construída pela empresa L. Dargent
Inauguração da Estação de Passageiros na Doca 1 Norte
Construção da Doca n.º 2 Norte
Construção do Porto de Pesca
Inauguração do Terminal Petroleiro de Leixões
Construção do Terminal de Contentores Norte
Construção da Doca n.º 4
Construção da 1ª fase do Terminal de Contentores Sul (Doca 4)
Inauguração da Marina de Leixões
Serviço VTS - Vessel Traffic Service
O serviço de tráfego de navios (VTS, Vessel Traffic Service) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo estabelecido pela administração marítima (DGRM), semelhante ao controlo de tráfego aéreo.
Inauguração da Via de Cintura Portuária, do Auditório Infante D. Henrique e do Centro de Formação Afonso Nogueira Soares
Inaugurado o Edifício do Centro Coordenação e Segurança do Porto Leixões
Nova Ponte Móvel
Entra em funcionamento a nova Ponte Móvel de Leixões com 86,5 m (92 m) de vão e cerca de 1 300 toneladas de aço, sendo a quarta maior do mundo
Inauguração da VILPL – Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões e da Portaria Principal do Porto de Leixões
Transformação do edifício das antigas oficinas em ginásio, cantina e bar, com parque de estacionamento
Inauguração do Terminal Multiusos do molhe sul e do Cais de acostagem 300 m TCZ
Inauguração do edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões
Plataforma Logística de Leixões
Inauguração da plataforma logística de Leixões (Polo I de Gonçalves e o Polo II de Guifões/Gatões)
Prolongamento do Quebra-Mar
Foi assinado o contrato com o consórcio Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., Dredging International NV e Tecnovia, S.A., da Empreitada do Prolongamento do Quebra-Mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões com um comprimento de 300 m
Titan - O Renascer
Inauguração do Novo Titan - Molhe Sul (Titan – O Renascer)
Terminal Ferroviário de Leixões
Parte do Terminal Ferroviário de Leixões o primeiro comboio de mercadorias com destino ao Porto de Sines, marcando o arranque da gestão desta infraestrutura pela APDL, que anteriormente era tutelada pela IP
Cais e Terminais
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Os cais convencionais compreendem a Doca 1 (Norte e Sul), a Doca 2 (Norte e Sul) e a Doca 4 Norte (ou Terminal de Granéis Agroalimentares), que se encontram concessionados à empresa TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões, S.A., com a exceção da Doca 1 Norte.
As principais mercadorias aqui movimentadas são as seguintes: madeira em bruto, prensada e serrada; ferro e aço; rolos de chapa; pedras de granito; sucata; granéis agroalimentares; maquinaria em geral e as cargas de projeto, como geradores eólicos e transformadores.
Características dos cais convencionais:
Doca 1 Norte
- Cais acostável: 455 metros úteis de comprimento
- Fundos: -10 metros (Z.H.L.)
- Guindagem: 1 guindaste de 45 a 90 toneladas
- Capacidade armazenagem descoberta: 17.850 m2
Doca 1 Sul
- Cais acostável: 520 metros úteis de comprimento
- Fundos: -10 metros (Z.H.L.)
- Guindagem: 5 guindastes de 6,2 toneladas e 2 Guindastes de 16 a 40 toneladas
- Capacidade de armazenagem descoberta: 16.663 m2
Doca 2 Norte
- Cais acostável: 670 metros de comprimento
- Fundos: -11 metros (Z.H.L.)
- Guindagem: 9 guindaste de 6,2 toneladas, 2 guindastes de 5 a 15 toneladas e 1 guindaste de 42 a 104 toneladas
- Capacidade de armazenagem descoberta: 34.693 m2
Doca 2 Sul
- Cais acostável: 690 metros úteis de comprimento
- Fundos: -11 metros (Z.H.L.)
- Guindagem: 9 guindaste de 6,2 toneladas, 4 guindastes de 12 a 18 toneladas e 1 guindaste de 29 a 104 toneladas
- Capacidade de armazenagem descoberta: 53.414 m2
Doca 4 Norte - Terminal Cerealífero
A maior parte dos Granéis Sólidos Agroalimentares são movimentados no Terminal Cerealífero.
- Cais acostável: 400 metros úteis de comprimento
- Fundos: -12 metros (Z.H.L.)
- Guindagem: 2 guindastes ecológicos de 15 toneladas com sistema antipoluição
- Capacidade de armazenagem descoberta: 22.448 m2
- Capacidade de armazenagem coberta: Armazém 13: 2.500 m2; Armazém 15: 1.500 m2.
- Mercadorias: granéis agroalimentares
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Os granéis líquidos movimentados no Porto de Leixões destinam-se sobretudo à Refinaria da Petrogal localizada em Leça da Palmeira e, também à CEPSA. Para além do Terminal Petroleiro existem outros locais apropriados para a movimentação de outros tipos de granéis líquidos:
Doca 2 Sul
- Cais acostável: 690 metros úteis de comprimento
- Fundos: - 11 metros (Z.H.L.)
- Mercadorias: produtos asfálticos e fuelóleo
- Pipelines destinados à CEPSA - Companhia Portuguesa de Petróleos, Lda.
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O Porto de Leixões possui um Terminal Petroleiro, concessionado à Petrogal - Petróleos de Portugal, S.A., construído sobre o quebra-mar submerso, com 700 metros de comprimento e uma altura de 15 metros acima do nível do mar, servindo também de proteção à entrada do porto.
O Terminal ligado à Refinaria da Petrogal através de pipelines dispõe de três postos de acostagem:
Posto A
- Fundos: - 15 metros (Z.H.L.)
- Mercadorias: ramas de petróleo e produtos refinados diversos
- Capacidade para navios: até 100.000 DWT
Posto B
- Fundos: - 10 metros (Z.H.L.)
- Mercadorias: ramas de petróleo, produtos refinados diversos, gases de petróleo liquefeitos e produtos aromáticos
- Capacidade para navios: até 27.000 DWT
Posto C
- Fundos: - 6 metros (Z.H.L.)
- Mercadorias: produtos refinados diversos, gases de petróleo liquefeitos e produtos aromáticos
- Capacidade para navios: até 5.000 DWT
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Os dois terminais de contentores existentes no Porto de Leixões são operados pela empresa Yilport Leixões.
Terminal de Contentores Norte
Dispõe de um cais acostável de 360m de comprimento e fundos a -10m (Z.H.L.), equipado com 2 pórticos de cais com capacidade até 35/42 toneladas (no spreader/sob travessão).
Os seus terraplenos têm uma área total de 6 hectares e estão equipados com 4 pórticos de parque de 35/42 toneladas de capacidade (no spreader/ sob travessão) que permitem a armazenagem de 3.500 TEU’S. A capacidade de movimentação neste terminal é de 170.000 TEU’S por ano. Para o manuseamento de contentores dispõe ainda de 2 reach-stackers e 3 empilhadores frontais.Este terminal dispõe ainda de uma zona de parqueamento de contentores frigoríficos dotada de 72 tomadas de alimentação e de 10 semirreboques para o transporte interno de contentores.
Neste terminal existe também um cais com 145m de comprimento no sentido Norte-Sul com fundos de -6m (Z.H.L.), que não integra a concessão.Terminal de Contentores Sul
O terminal de Contentores Sul dispõe de um cais acostável de 540m de comprimento e fundos a -12m (Z.H.L.), equipado com 4 pórticos de cais com capacidade até: dois de 40/2x30/75 toneladas (no spreader single/twin-lift/sob travessão), um de 40/2x20/65 toneladas (no spreader single/twin-lift/sob travessão) e um de 35/45 toneladas de capacidade (no spreader/sob travessão). Os seus terraplenos, com uma área total de 16 hectares, estão equipados com 14 pórticos de parque com capacidade de 35/45 toneladas (no spreader/sob travessão). Dispõe ainda de 7 reach-stackers e 6 empilhadores frontais, permitindo a armazenagem de 14.100 TEU’S.
A capacidade de movimentação neste terminal é de 600.000 TEU’S por ano. Este terminal dispõe ainda de uma zona de parqueamento de contentores frigoríficos dotada de 544 tomadas de alimentação e de 28 semirreboques para o transporte interno de contentores.
Neste terminal existe também um cais com 100m de comprimento, no sentido Norte-Sul com fundos de -11m (Z.H.L.), localizado no topo nascente da Doca n.º 2, que não integra a concessão. -
O Terminal Roll-On Roll-Off está localizado na Doca 1 Norte que dispões de fundos a -10m oferecendo serviços de embarque e desembarque de carga rolante no Porto de Leixões. Este terminal apresenta as condições adequadas para a acostagem de navios Ro-Ro com porta à popa dispondo de uma plataforma fixa incorporada no cais com um comprimento de 21m, largura máxima de 22m e uma inclinação de 7,7%.
A capacidade máxima de carga deste terminal é de 80 toneladas e de 24 toneladas por eixo. Dispõe ainda de uma área de parqueamento para cerca de 100 trailers.
Doca 1 Norte
- Fundos: - 10m
- Plataforma fixa: largura máxima de 22 metros e mínima de 11 metros com inclinação de 7.7%
- Carga: veículos ligeiros e equipamento pesado (camiões e trailers)
- Área de parqueamento para 100 trailers
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O Terminal Multiusos destina-se essencialmente ao tráfego Ro-Ro, potenciando o desenvolvimento das Autoestradas do Mar a partir de Leixões. Situa-se no Molhe Sul do Porto de Leixões, dispõe de um cais avançado com 310 m de comprimento, de uma rampa Ro-Ro com 26 m de largura, fundos a -10 m (Z.H.L.) e capacidade para movimentação de equipamento com 360 toneladas. Dispõe ainda de um cais perpendicular ao Molhe Sul com 155m de comprimento e fundos a -10m, de um outro cais com 50m de comprimento e de uma Rampa de Varadouro.
Este terminal destina-se essencialmente ao TMCD (Transporte Marítimo de Curta Distância), quer para Ro-Ro quer para Lo-Lo. O Terminal dispõe de uma área de terrapleno com cerca de 8 ha que serve de área de apoio.
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Anualmente o Porto de Leixões recebe cerca de 80 000 passageiros em navios de cruzeiro, vindos de todas as partes do mundo. A maiorias dos passageiros é oriunda do Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos da América.
Para o efeito, Leixões dispõe de dois terminais de cruzeiros:
Terminal de Cruzeiros Norte
Localizado na Doca 1 Norte, este terminal dispõe de um cais acostável com 300m de comprimento e fundos de -10m, com capacidade para receber navios com um comprimento máximo de 250m. Para a receção dos passageiros, este terminal dispõe ainda de uma Estação de Passageiros, considerada Património Arquitetónico e Histórico da cidade de Matosinhos. A Estação de Passageiros de Leixões, da autoria dos arquitetos Tito Figueiredo e Jorge Gigante, foi inaugurada em abril de 1961 e constitui um exemplar valioso da arquitetura da época, construído em madeira, com amplas janelas envidraçadas que permitem apreciar, através delas, o movimento do porto e a beleza do mar.
Doca 1 Norte
- Comprimento do cais: 300 m
- Fundos: - 10m (Z.H.L.)
- Comprimento máximo dos navios: 250m
- Calado: 8m (com preia-mar, 9 m)
Terminal de Cruzeiros Sul
Este moderno Terminal de Cruzeiros localiza-se no molhe sul e traduz a aposta da APDL, SA na dinamização da indústria de cruzeiros na região Norte de Portugal. Este é o maior Projeto de sempre de abertura do Porto de Leixões à cidade, aumentando a capacidade do Porto de Leixões em receber maiores navios de cruzeiro. O novo cais para navios de cruzeiros foi inaugurado em abril de 2011 e recebe desde então os maiores e mais luxuosos navios de cruzeiro do mundo. O edifício principal dispõe de uma Estação de Passageiros, com diversas valências para navios em escala, ou que efetuem embarque/desembarque de passageiros. Não tem limite de capacidade para passageiros em trânsito e tem capacidade para 2.500 passageiros em turnaround (embarque e desembarque). Neste edifício encontram-se ainda localizados os Departamentos de Produção de Ciência (gabinetes e laboratórios experimentais) e de Divulgação Científica do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.
- Cais para Cruzeiros
- Comprimento do cais: 340m
- Fundos: - 10m (Z.H.L.)
- Comprimento máximo dos navios: 300m atracação
- Pilotagem obrigatória (para entrada e saída)
- Sem limites de estadia
- Certificação conforme ISPS
- Estação de Passageiros, situada no edifício central do complexo, com diversas valências para navios em escala, ou que efetuem embarque/desembarque de passageiros. Sem limite de capacidade para passageiros em trânsito e com capacidade para 2.500 passageiros em turnaround (embarque e desembarque);
- Um Cais Fluviomarítimo para acostagem de embarcações que proporcionem itinerários turísticos no rio Douro;
- Um Porto de Recreio Náutico para 170 embarcações e respetivos serviços mínimos de apoio às embarcações, espaços de conveniência e funções de apoio aos tripulantes e navegantes;
- Estacionamento para autocarros e viaturas ao longo do molhe e estacionamento interior.
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A Doca de Recreio, localizada no enraizamento do Molhe Norte do Porto de Leixões, está concessionada à Associação de Clubes Marina Porto Atlântico. Encontra-se limitada pelo cais Norte, Oeste e Nascente (clubes) e Marégrafo. Esta infraestrutura é constituída por um conjunto de elementos flutuantes (pontões) e "fingers" estabilizados horizontalmente por ligações a um sistema de estacaria metálica cravada nos fundos rochosos de área. Permite o abastecimento de água potável, combustíveis e energia elétrica (em baixa tensão) às embarcações e está equipado com aparelhos de extinção de incêndios e recipientes para lixos e óleos.
- Cais acostável: 50 metros de comprimento.
- Fundos: - 2,5 metros (Z.H.L)
- Capacidade de amarração: 248 lugares para amarração permanente e para amarração temporária existe uma área de pontes com a extensão total de 50 metros e capacidade de acostagem para 4 a 5 iates.
- Serviços/Equipamentos: abastecimento de água potável, energia elétrica (baixa tensão), sistema de combate a incêndio e recipientes para lixos e óleos.
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Concessionado à DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A., Matosinhos é o primeiro porto de pesca em termos de quantidade global de pescado. É o mais importante porto sardinheiro do país e o maior em capturas por arrasto costeiro. Dispõe de três pontes-cais com 1.890m de comprimento e fundos a -4m (ZHL), onde podem acostar simultaneamente, 46 traineiras e 20 arrastões. Foram ainda instaladas plataformas flutuantes para embarcações de pesca artesanal. A lota garante uma maior produtividade dos serviços prestados, nas melhores condições de trabalho e higiene. O nível de inovação estende-se até um moderno sistema informatizado de leilão eletrónico. O entreposto frigorífico e a unidade de frio, por seu turno, garantem já o abastecimento de gelo e dispõe de uma capacidade de armazenagem de 5.500 toneladas.
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SILOS PORTUÁRIOS
A empresa Silos de Leixões - Unipessoal, Lda. opera numa área de 2,3 ha. Os silos encontram-se vocacionados para o armazenamento de cereais, derivados, oleaginosas e outros produtos alimentares e possuem uma capacidade de 120.000 toneladas (100.000 toneladas em silos verticais e 20.000 toneladas em armazém horizontal);
PETROGAL - PETRÓLEOS DE PORTUGAL, S.A.
Os produtos fabricados na Refinaria de Leça da Palmeira, ligada ao Terminal Petroleiro por duas dezenas de oleodutos e gasodutos, embarcam com destino a portos nacionais (intercâmbio entre as refinarias, parques de armazenagem da Petrogal, S.A. e outras instalações de terceiros), para abastecimento do mercado interno ou, com destino a portos estrangeiros ao serviço da exportação, em que predominam os óleos-base e os produtos químicos.
DEPÓSITO DE PRODUTOS PETROLÍFEROS A GRANEL
A CEPSA – Companhia Portuguesa de Petróleos, S.A. localizada em Matosinhos, junto ao Porto de Leixões, está ligada à Doca 2 Sul por dois pipelines para produtos asfálticos e fuelóleo. A capacidade de armazenagem é de 61.000 toneladas;
ARMAZÉM DE CIMENTOS
Localizados na Doca 1 Sul, existem dois armazéns para receção e expedição de cimento a granel, licenciados à empresa SECIL - Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A., ocupando uma área total de cerca de 1.500 m2.