O projeto consiste no avanço do muro-cais contínuo e a substituição do cais avançado, atualmente em estado de ruína, criando um alinhamento único ao longo de toda a margem norte da doca n.º 1. Este projeto prevê:
Uma nova frente acostável única do Cais Norte da Doca N.1, com uma extensão aproximada de 488 m, permitindo a futura atracação de navios porta-contentores, compatíveis com fundos de - 12,0 m (ZHL).
Um cais acostável de 456,70 m, que se estenderá pela margem Norte da Doca nº1, criando um alinhamento único, o qual será avançado de 7,5 m relativamente ao alinhamento atual do muro-cais contínuo. A estrutura do cais é dimensionada prevendo a futura dragagem do cais cota -12,00 m (ZHL) em toda a sua extensão até ao canal de navegação.
Serão repostas às condições de operacionalidade e de segurança daquele cais, permitindo a acostagem de maiores navios, através do realinhamento do cais, bem como criada oferta adicional para os navios Ro-Ro que hoje demandam o porto de Leixões.